terça-feira, 23 de agosto de 2011

Recomendações em caso de desaparecimento de criança...

Recomendações às Delegacias de Polícia

- Sempre que registrar o desaparecimento de uma criança adote imediatamente as providências necessárias para localizá-la, comunicando a todos os órgãos de Segurança e Especializadas, mas desde já, anote com riqueza de detalhes todas as informações pertinentes( sinais característicos, cicatriz, óculos, tatuagem, defeito físico ou mental, tipo sanguíneo, condições do desaparecimento, etc).
- Solicitar uma fotografia atualizada do desaparecimento.
- IMPORTANTE: Alertar o comunicante para que, tão logo a criança/adolescente for localizada ou retornar ao lar, registrar o seu reaparecimento.
- Dê a máxima atenção a todos os fatos narrados quando do registro, dando prioridade às providências necessárias a cada caso.
PREVENIR AINDA É A MELHOR OPÇÃO. 

Recomendações às Entidades Públicas(Abrigos,lares), Sanatórios, Febens

- Registre sempre o maior número de informações (nome completo, filiação, endereço, telefone, características físicas, destino, foto, etc) sobre a entrada e saída de crianças e adolescentes na instituição.

Recomendações às Escolas

- Os funcionários das escolas devem ser orientados para sempre estarem atentos a suspeitos ao redor do edcandário. Observar o máximo possível suas atitudes e características (roupas, fisionomia,placa e modelo de veículo,etc). Em caso de suspeita grave comunique imediatamente a Polícia.
- Não permita sob qualquer alegação, que alguma criança seja conduzida na saída da escola por pessoas não autorizadas expressamente pelos pais.
- Não permita que alunos deixem as dependêncais da escola durante o hórario de aula, nem mesmo que estranhos tenham acesso ás dependências da escola, sem prévia identificação e autorização.
- Observar e orientar os alunos para que não levem para a escola objetos e materiais que possam colocar em risco a integridade física deles mesmos e de terceiros.
- Acompanhar os hábitos de leitura e os acessos à internet, principalmente junto aos sites de relacionamento. Identificada qualquer anomalia, DENUNCIE , se for o caso.