quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Perfil de desenho animado rende doação milionária


Você já deve ter reparado que boa parte de seus amigos no Facebook trocou suas fotos de perfil por imagens de desenhos animados? É uma iniciativa dos usuários da rede social contra a pedofilia. Veja o que foi postado nos perfis da rede:
Troque a sua foto (PERFIL), por um desenho animado ou personagem de gibi favorito até o dia 12/10 (Dia das Crianças). É uma forma de manifesto contra violência infantil! Convide seus amigos!

DENUNCIE. PEDOFILIA, ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL, NEGLIGÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES! DISQUE 100. É GRÁTIS. É ANÔNIMO. QUEM CALA CONSENTE. QUEM NÃO DENUNCIA TAMBÉM ABUSA.
Acontece, que por um milagre divino, o presidente da Associação Brasileira da Indústria se comoveu com a ação e promoveu uma doação de 1 milhão de reais, com o apoio das associadas. Sr. Mauro de Lima acaba de ganhar um lugar no céu e junto dele todas as industrias participantes. A doação foi destinada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, campanha gerenciada PELA Promotoria da Infância e da Adolescência do município, que pretende utilizar o dinheiro para promoção de seminários em todo o Brasil, além de organizar no dia 18 de Maio de 2012 uma grande movimentação em prol da criança e do adolescente (dia Mundial de Comabte ao Abuso e Exploração de Menores).
Confesso que não estava sabendo da ação que vai ser divulgada amanhã nos jornais locais aqui de São Paulo. Fiquei entusiasmado com a boa ação e espero que todos se sintam motivados de participar das correntes ao invés de criticar como acontece. Para os mais interessados, vou falar um pouco mais sobre o abuso de crianças.

ABUSO SEXUAL OU MAUS TRATOS ?

O termo abuso sexual é talvez o mais difundido e popularizado para denominar as situações de violência sexual contra crianças e adolescentes, principalmente as que se referem à violência intrafamiliar, designada também como abuso sexual doméstico, violência sexual doméstica, abuso sexual incestuoso, incesto. Constata-se também que conceitualmente o abuso sexual é considerado e nomeado ora como maus tratos ora como violência. Visando superar essas dificuldades de caráter epistemológico torna-se indispensável clarificar os conceitos de abuso sexual, de maus tratos e de violência. Segundo Gabel (1997), etimológicamente, abuso indica afastamento do uso (“us”) normal. O abuso é, ao mesmo tempo, mau uso e uso excessivo. Significa, pois, ultrapassar os limites e, portanto, transgredir.
Para Ravazzola (1997) “O conceito de abuso que utilizo é amplo e não se esgota na idéia de adicção de substâncias químicas, nem na referência à agressão sexual. Podemos abusar de substâncias e também de outras pessoas, e não apenas sexualmente; o que o abuso implica sempre é um abuso anti-social de algum poder a mais na relação afetada, de tal modo que coloca o abusado ou abusada na condição de objeto e não de sujeito. O abuso refere-se a um estilo, a um padrão, a uma forma de tratamento que uma pessoa exerce sobre outra, sobre si mesma ou sobre objetos, com a característica de que não percebe que produz danos… Quem exerce abuso não aprende a regular, a medir, a dizer, a escutar e respeitar mensagens de si mesmo e do outro…; ou encontrase em contextos nos quais estas aprendizagens foram esquecidas, se diluíram ou perderam força”.

COMO EVITAR?

Uma psicóloga escreveu as sete dicas mais importantes para a proteger crianças de abusos sexuais e do assédio de pedófilos na internet.
- Orientar os filhos para que saibam quando um adulto se aproxima de forma inconveniente.
- Dominar os mistérios do computador e da internet.
- Evitar câmeras de internet no quarto das crianças.
- Instalar o computador em um lugar da casa onde todos circulam.
- Observar se a criança diminui a tela quando os pais se aproximam.
- Orientar os filhos sobre sites duvidosos.
- Evitar que as crianças coloquem suas imagens e informações pessoais na rede.
Jane Felipe é psicóloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

COMO POSSO DENUNCIAR?

DISQUE 100 

Único telefone nacional para receber denúncias de abuso e exploração sexual infantil. Ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone – fixo ou celular – de qualquer lugar do país.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER HOSPITAL PÉROLA BYINGNTON 

Especializado em receber vítimas de abuso em São Paulo. Oferece o Serviço de Atenção Integral à Mulher em Situação de Violência Sexual.
E-mail: crsm-avs@saude.sp.gov.br

FONTE: Eu salvo